Manutenção

Aqui você encontrará dicas de como manter a aparência sempre renovada do seu mobiliário.

Aço

Para limpeza da superfície, utilizar pano úmido.

A única manutenção necessária, será quando ocorrer alguma corrosão neste material. A corrosão pode começar se a superfície de uma estrutura de aço for danificada mecanicamente. Portanto, recomendamos que você faça uma vez a cada 6 meses um controle e verifique o estado dela. Se a corrosão aparecer, é necessário imediatamente repará-la conforme o processo adequado (ver abaixo), ou solicitar reparo profissional por intermédio da fábrica.

Instruções para reparar danos da proteção contra ferrugem e da pintura eletrostática a pó:

Antes da aplicação do reparo é necessário analisar os fatos seguintes:
1. dimensão do dano
2. a temperatura dos arredores deve estar entre +5°C- +40°C
3. a umidade do ar não pode superar 80%
4. a temperatura da superfície não pode ser inferior a 3°C sob o ponto de orvalho

Processo do reparo:
1. limpar mecanicamente o lugar danificado - a superfície deve estar limpa e seca
2. desengordurar com álcool técnico ou gasolina
3. lixar os arredores da superfície com uma lixa P120 - deixando mais grosseiro
4. aplicar uma cor de zinco com alto conteúdo do zinco - no mínimo 96%
5. após a secagem do lugar, lixar a superfície com uma lixa P280 - para deixar um pouco grosseira
6. aplicar a cor a pó agitada por um solvente - conforme listas técnicas do fabricante da cor.

Em caso do dano maior é apropriado encaminhar o reparo aos cuidados do fabricante do mobiliário.

Madeira

Trabalhamos com diferentes fornecedores, que utilizam diferentes tipos de madeira como matéria-prima para a fabricação de seus produtos.

Jatobá

Se você adquirir um mobiliário feito com jatobá, precisa saber que esta madeira não necessita de manutenção. Ela possui elevada resistência contra insetos, fungos, bolores e apodrecimento. Sua densidade é alta (890 kr/m³), e por isso, dificilmente sofrerá arranhões ou ficará manchada.
Uma característica natural do jatobá, assim como outras madeiras tropicais, é o grisalho gradual. E o que isto significa? Significa que aos poucos, essa madeira começa a acinzentar - mas não quer dizer que ocorra perda de qualidade. Trata-se de uma questão estética. E é aqui que entra a manutenção, se você deseja que ela sempre fique com a tonalidade mais viva, mais avermelhada.
Para isso, não recomendamos que você utilize vernizes ou tintas sobre esta madeira tão nobre e bonita! O produto mais indicado é o STAIN, por permitir a restrição parcial de abertura e fechamento dos poros da madeira. A frequência de aplicação do STAIN é bem variável, e vai depender, principalmente, do ambiente e da intensidade de uso do seu mobiliário. Em termos gerais, você precisa observar como a madeira se comporta. O melhor momento para utilizar o STAIN é quando a superfície da madeira se tornar fosca, e a água da chuva não mais ficar sobre a sua superfície em forma de gotas - e seja absorvida.
Por isso, é muito difícil dizer a frequência você deva fazer a manutenção da sua mobília. De um modo geral, assim que você receber o seu mobiliário, recomendamos aplicar o STAIN no primeiro mês de uso, e reaplicar a cada 6 meses, dependendo das condições climáticas do local. Mas lembre sempre de observar o aspecto da madeira acima descrito antes de fazer o procedimento, ok?!
Anota aí o nome do produto que indicamos, para você comprar: STAIN SAYERLACK POLISTEN TRANSPARENTE (INCOLOR).
É muito importante que você use um STAIN transparente incolor, para que a cor natural seja preservada.

Eucalipto / Lyptus

Se você adquiriu um produto fabricado com Eucalipto / Lyptus, você precisa cuidar para que este mobiliário não fique exposto por períodos longos às intempéries como chuva e sol. Recolha-o sempre que possível para áreas cobertas. Isso aumentará a sua vida útil.
A exposição às condições severas de frio ou calor também pode ocasionar pequenas fissuras em algumas peças. Em geral, pequenas rachaduras tendem a desaparecer assim que as condições normais do clima se restabeleça. Então você não precisa se preocupar com elas!
Para limpeza, utilize pano úmido e livre de agentes abrasivos (como areia, por exemplo) - que podem danificar a madeira.
Não utilize - jamais - polidores de móveis para "dar vida" ao seu móvel. Use uma malha ou estopa limpas, úmidas, apenas em água ou água com sabão neutro.
Caso julgue necessário, reaplique o material de acabamento que a sua peça recebeu, para que fique com "cara de novo". Recomendamos utilizar o STAIN SAYERLACK. Mas preste muita atenção para a cor do seu mobiliário, e a cor do Stain que será aplicado – use a mesma. Nós fornecemos mobiliários em Eucalipto / Lyptus em 5 diferentes tonalidades.

Aplicação do Stain

Passos fundamentais para garantir a execução da manutenção:
1. Limpe bem a superfície da madeira;
2. Lixe-a levemente com lixa P220;
3. Lave com detergente neutro e deixe secar bem (certifique-se de que não tenha ficado nenhum resíduo do detergente);
4. Se o mobiliário possuir partes metálicas, ou que não sem compostas de madeira, isole-as para que não sejam manchadas;
5. Aplique o STAIN com pano, esponja ou pincel, retirando possíveis excessos;
6. Deixe secar de 6 a 8 horas, e aplique uma segunda camada (aguarde secar novamente);
7. Pronto! Sua manutenção está concluída!